As Escolhas de Jericó (II)

SE GOSTAR COMPARTILHE:
por David J. Pereira



Olá a todos, sejam bem-vindos ao espaço “As Escolhas de Jericó”, um artigo que até podia revolucionar a blogosfera senão fosse tão banal e nada de especial, e se esta não estivesse cheia de revoluções.
Bem, hoje teremos o Bragging Rights, que veio substituir o Cyber Sunday (que entretanto substituiu o Taboo Tuesday) na grelha de PPV’s anuais da WWE, por isso hoje irei analisar aqueles que para mim foram os seus cinco momentos mais marcantes.

Antes de mais, devo recordar que este PPV consistia em interactividade com o público, que pela Internet ou pelo telemóvel poderiam votar em quem combateria, o que estaria em jogo, qual a estipulação e qual o árbitro.
Em 2004 e 2005 foi exclusivo da Raw e chamava-se Taboo Tuesday, em 2006 mudou para Cyber Sunday e continuou exclusivo da “brand” encarnada mas nos dois anos seguintes foi “Multibrand”.
Vamos então aos momentos mais marcantes!


5º Lugar – Kane e Big Show começam reinado dominante na divisão de tag team (2005)


No dia 17 de Outubro de 2005, Eric Bischoff anunciou que no Taboo Tuesday John Cena iria defender o seu Titulo da WWE frente a Kurt Angle e outro wrestler à escolha dos fãs num “Triple Threat Match”. Esse wrestler à escolha dos fãs iria ser determinado pelos fãs dentro de um lote de três, que foram apurados para esse “spot” depois de vencerem combates de qualificação, Shawn Michaels, Big Show e Kane.
O vencedor da votação iria participar no combate pelo Titulo da WWE, mas os dois derrotados também teriam acção nessa mesma noite, disputando o ouro de tag team. Michaels venceu, por isso Big Show e Kane enfrentaram Lance Cade e Trevor Murdoch, vencendo-os após um “Double Chokeslam”, sagrando-se campeões.
Este reinado viria a tornar-se decisivo para a Raw, eles aniquilaram várias tag teams do “roster” e foram das principais faces dessa “brand” na “feud” entre Smackdown e Raw que acabou por culminar no Survivor Series desse ano.
Viriam apenas a perder os títulos na noite após a Wrestlemania 22, após um desentendimento que foi aproveitado pelos Spirit Squad.




4º Lugar - Ric Flair e Roddy Piper Campeões de Tag Team mais velhos da história da WWE (2006)

Até parece que vem no seguimento da quinta posição esta minha escolha. A verdade é que os Spirit Squad perderam os títulos para Ric Flair e Roddy Piper neste mesmo PPV.
Ric Flair começou uma “feud” com os Spirit Squad e foi marcado para o Cyber Sunday de 2006 um combate entre dois dos campeões de equipas frente ao “Nature Boy” e um entre três parceiros à escolha dos fãs. As escolhas possíveis eram Sgt. Slaughter, Dusty Rhodes e Roddy Piper, e o “Hot Rod” acabou por vencer, no entanto os restantes acompanharam os veteranos ao ringue.
No combate, que durou pouco menos de sete minutos, Flair fez Mikey desistir, conquistando para si e para Piper os títulos de tag team da WWE, algo impensável em 2006, recordo que um tinha 57 anos e outro 52.
No entanto, este reinado foi “sol de pouca dura” já que uma semana depois viram a perder os cintos para os Rated-RKO.




3º Lugar – Eric Bischoff careca (2004)


A dada altura, Eugene, com William Regal como seu aliado, começou uma “feud” com Eric Bischoff, seu tio, e isso levou a um combate entre ambos no Taboo Tuesday de 2004, no qual os fãs podiam votar em uma de três possíveis estipulações do combate que eram:
- O derrotado teria que ser criado do vencedor
- O derrotado teria que usar vestido
- O derrotado teria que rapar o cabelo
O combate foi bastante rápido, Eugene venceu em dois minutos após um “Leg Drop” a fazer lembrar Hulk Hogan, no final foi anunciado o resultado da votação, Bischoff teria de rapar o cabelo e assim foi. Jonathan Coachman ainda tentou impedir isso mas apareceu Vince McMahon que disse que se o ex-patrão da WCW se recusasse a rapar o cabelo seria despedido. Um bom momento para ficar na história, a partir daí o Eric Bischoff que conhecemos tem cabelos brancos.




2º Lugar – Stone Cold regressou para ser árbitro (2007 e 2008)


Este PPV tinha destas coisas, em dois anos consecutivos, o Main-Event foi disputado com o Titulo Mundial em jogo e com um árbitro à escolha dos fãs a ajuizar a contenda.
Em 2007, Batista iria defender o seu cinto frente a The Undertaker, e as possíveis escolha para “juiz da partida” eram JBL, Mick Foley e Steve Austin, como era esperado, o texano venceu com clara maioria absoluta (79% dos votos). O “Animal” acabou por reter, após dois “Batista Bombs”, sem que Austin tenha influenciado o resultado.
Já em 2008, Chris Jericho, campeão da altura, defendeu o seu título frente a Batista e à escolha dos fãs estavam Randy Orton, Shawn Michaels e Steve Austin para desempenhar o papel de árbitro. Mais uma vez, o texano venceu com clara maioria absoluta (74% dos votos) e mais uma vez, o “Animal” venceu, conquistando o ouro, mas com alguma ajuda de Austin que teve que aplicar alguns “Stunners”.
É sempre bom ver esta grande lenda de volta aos ringues, ainda que apenas por uma noite e para vestir a pele de árbitro, a meu ver, deve ser algo a repetir no futuro.




1º Lugar – Champion of Champions Match (2006)

Tudo começou no WWE Homecoming de 2006, John Cena na semana anterior tinha acabado de vencer Edge num “Steel Cage Match” e reter o seu Titulo da WWE e nesta apareceu para fazer uma “promo” no ringue em que falou da sua vitória terminando com o seu já habitual “The Champ is here!”. No entanto, King Booker, Campeão Mundial, e Big Show, Campeão da ECW, apareceram, confrontaram Cena e discutiram sobre qual deles era o derradeiro campeão, o mais dominante na WWE. Com isto, Vince McMahon acabou por marcar para o Cyber Sunday um combate entre os três, e os fãs votariam em qual dos três títulos estariam em jogo. Durante as semanas que se seguiram, em qualquer dos “shows” da companhia, foi-se criando “hype” para o tão aguardado combate.
O PPV lá chegou e o título em jogo foi o Mundial, de King Booker, e como seria esperado, lá o reteve, com uma pequena ajuda de Kevin Federline que estava numa “mini-feud” com John Cena, sagrando-se assim no campeão dos campeões.




Para além destes momentos gostaria de fazer uma menção honrosa a: Randy Orton volta a assassinar uma lenda (2004), lançamento de Shelton Benjamin às feras (2004), Rated-RKO 1-0 DX (2006), Lita reconquista o Titulo Feminino (2006) e a primeira vitória de Batista sobre Undertaker (2007).


Edições Anteriores dedicadas a PPV’s:
- Great American Bash
- Vengeance/Night of Champions
- SummerSlam
- Unforgiven
- No Mercy


Até para a semana, fiquem bem!

3 Responses to As Escolhas de Jericó (II)

  1. Lita Says:
  2. Gostei deste espaço. Tipo Mctp do Shelley.
    Mas confesso que preferia as do Shelley.
    Grandes momentos esses sem dúvida, e tenho saudades da WWE antiga. Anos 90 rulavam ;)

     
  3. Anónimo Says:
  4. ^LOL

    Lita...o Shelley é o Jericho.

     
  5. Ela sabe... desde o inicio